quarta-feira, 6 de abril de 2011

Cursos Profissionalizantes

Qual a importância do curso profissionalizante no mercado de trabalho?

Com a globalização a todo vapor, necessitamos de atualização e aperfeiçoamento constantes. A concorrência profissional é cruel e se você não buscar profissionalização você é engolido pela exigência de hoje. Cursos profissionalizantes estão em crescente melhoria, as ofertas estão cada vez melhores, por isso vale muito a pena fazer um curso profissionalizante para que você possa concorrer de igual pra igual e se realizar profissionalmente.


Para muitos que não tem oportunidade de cursar uma faculdade, dá direito a aprender algo mais do que ler e escrever, garantindo assim um certo conhecimento em uma tarefa e à pratica na mesma.

Não tive a oportunidade de cursar uma faculdade, mas com módulos de cursos profissionalizantes que fiz me agregaram muito conhecimento o qual pratico a todo momento.

Curso profissionalizante antigamente tinha a função de apenas preencher uma lacuna existente na hora de confeccionar-se um curriculum vitae. O importante era que você tivesse inúmeras qualificações, cursos que você fez em tal colégio, empresa, instituto etc, principalmente curso de datilografia. Acontece que hoje em dia, muita gente é auto-suficiente, e aprende as coisas na cara dura mesmo. Veja o exemplo daquelas pessoas que passam o dia no PC (Computador), visitando sites, procurando informação ou diversão.


Você poderia colocar em seu "RESUMÉ" que fez curso de informática em tal lugar, que domina determinado idioma, tudo constando no papel, e com os respectivos certificados. Porém, o que vale é o você é capaz de colocar em prática, quando estiver sob pressão na empresa, tendo que resolver alguma questão complicada num período ínfimo de tempo. O curso profissionalizante tem sua importância pois ajuda a pessoa a entender com  funciona o mecanismo todo relacionado à área que ela escolheu.


A importância, repito, não está naquilo que você sabe (ou elenca que sabe - informática, idiomas, etc) e sim naquilo que você faz com o que você sabe (oculte alguma coisa que você domina, como falar japonês de seu curriculum, por exemplo, e revele tal fato na hora da entrevista e diga como conseguiu tal façanha: sem professor e pela internet. O seu conhecimento e sua capacidade de ser tal auto-suficiente vai impressionar qualquer um).

É o diferencial tanto da prática quanto da teoria. Mas, ao mesmo tempo é como ter sede em frente ao mar.


Você deve fazer Cursos Profissionalizantes porque a concorrência exige um amplo conhecimento em diversas áreas, contudo, em se tratando de matar a sede (conquistar vaga), não se disponha a renunciar a todas as suas regalias e voltar a um estado primitivo de vida repleto de inseguranças.

Tente aplicá-los no momento oportuno: AGORA, pois o mar é salgado e você pode morrer de sede se não buscar outra fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário