terça-feira, 5 de abril de 2011

Empregos em Rondonópolis (MT)

        Rondonópolis o "Eldorado Brasileiro"



A cidade de Rondonópolis (MT), ainda um filet mignon a ser degustado, tem em sua gama de oportunidades, "na minha opinião", morador a 8 anos em Rondonópolis, vindo do Paraná, quase que todas as áreas ainda a serem exploradas. Visto a alta produtividade das lavouras aqui exploradas. O que nos leva a concluir que com a produtividade em alta, mais dinheiro circula, e consequentemente gera mais empregos.



Lavouras de Mato Grosso têm produtividade de soja recorde

Propriedades colheram até 75,47 sacas por hectare, 64% mais do que a média nacional.

O estado de Mato Grosso conseguiu nesta safra produtividade recorde de soja em algumas propriedades. Produtores relatam colheita de até 75,47 sacas por hectare. O resultado é 12,3% superior ao melhor desempenho obtido em áreas do estado nos últimos três anos, que foi de 67,2 sacas por hectare. Tradicionalmente, a maior produtividade de soja do País vem deste estado. Analistas de mercado ponderam que é preciso tomar cuidado para não generalizar esses níveis recordes. "Ocorrem em situações muito isoladas", diz Guilherme Bastos, diretor da Agroconsult. 



A média esperada para Mato Grosso, por exemplo, é de 49 sacas por hectare. Paludo explica que o que ocorre nesta safra é que as variedades de ciclo longo estão com produtividades mais altas. Até a colheita passada, os grãos superprecoces rendiam de 60 a 65 sacas enquanto as de ciclos médio e tardio, 40 sacas. "O controle da ferrugem foi fundamental para mudar este quadro. A soja de ciclo mais longo deve render 50 sacas nesta safra", diz. 


Em todo o País foram plantadas 21,3 milhões de hectares da oleaginosa com uma estimativa de produtividade média de 45 sacas por hectare, segundo a AgRural. Espera-se que, no Paraná, seja uma das maiores do país, por conta do bom desenvolvimento da lavoura, segundo Bastos, da Agroconsult. A estimativa da consultoria para esse estado do Sul é de 50 sacas por hectare. De acordo com Otmar Ubner, técnico do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), esse desempenho tem grandes chances de ser maior, devido ao bom clima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário